quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dez anos do 11 de Setembro: Um Mundo mais pobre e violento


Um poderoso e ter­rível ataque ter­ror­ista, ocorreu na manhã do dia 11 de setembro de 2001, atingindo as duas torres do maior con­junto com­er­cial do mundo, o World Trade Center, em Nova Iorque, que veio abaixo horas após ter sido par­cial­mente de­struído por duas aeron­aves com­er­ciais Boeing 767, com um total de 157 pas­sageiros a bordo. Os av­iões com­er­ciais  haviam deco­lado de Boston e foram ati­rados contra as torres matando mais de 3 mil pes­soas e mu­dando o mundo, tor­nando-o mais in­se­guro e abrindo canal para a in­ter­venção mil­itar no Afe­gan­istão, Iraque e, para manter a economia sob a hege­monia norte-amer­i­cana, a re­ti­rada do poder de di­ta­dores que há dé­cadas se mantinham sob con­trole fer­renho os seus países.
Para o geó­grafo Domingos Sávio, a origem de todas as ações está no fim da Guerra Fria, com a queda do muro de Berlim. “Quando o cap­i­tal­ismo está em crise, ele se rein­venta. Acredito que o ne­olib­er­al­ismo foi o maior golpe contra os tra­bal­hadores. O mundo está in­se­guro, as pes­soas são in­cen­ti­vadas ao con­sumo de­sen­f­reado, a pa­garem altos juros, mas os filhos con­tinuam fre­quen­tando pés­simas escolas, sem per­spec­tivas de es­tu­darem numa uni­ver­si­dade pública. Se anal­is­armos a si­tu­ação do Brasil, con­statamos uma pop­u­lação en­di­vi­dada, com medo da vi­o­lência e tra­bal­hando cada vez mais para pagar prestações. É claro que o ataque ter­ror­ista não se jus­ti­fica. Mas tem outras formas de terror, que pas­samos di­ari­a­mente, sem perce­bermos”, ar­gu­mentou o geó­grafo.
Já o his­to­ri­ador Rildo Nasci­mento, o ne­olib­er­al­ismo in­verte os val­ores morais, quando os pres­i­dentes trocam a gov­ern­abil­i­dade pela cumpli­ci­dade com os par­tidos cor­ruptos. “Quando o PMDB bateu o pé, a pres­i­denta Dilma Roussef correu. Vivemos uma crise sem prece­dentes. A pop­u­lação já en­tendeu que vários pro­gramas são poli­tiqueiros. Minha Casa – Minha Vida é in­viável para o as­salariado. O saldo devedor torna im­pos­sível um tra­bal­hador com­prar um imóvel”, acres­centou Rildo Nasci­mento.
Os dois con­cordam que o ter­ror­ismo é usado como pano de fundo para as in­vasões em países ex­por­ta­dores de petróleo. Se­gundo eles, as di­taduras não se jus­ti­ficam, mas não é le­vando ao poder pes­soas afetas ao cap­i­tal­ismo que a po­breza da pop­u­lação será re­solvida à toque de caixa. Domingos Sávio e Rildo con­cluíram dizendo que os ataques aos países ex­por­ta­dores de petróleo servem apenas para equi­li­bras as econo­mias de países da Eu­ropa e dos Es­tados Unidos. (Ros­alvo Reis)