quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Santos e Barcelona decidem taça e hegemonia internacional

Tarja do Tema em Foco Mundial de Clubes da Fifa 2011
 
 Sul-americanos e europeus estão empatados, com 25 mundiais para cada lado
Montagem com fotos de Messi e Neymar Neymar e Messi: duelo no domingo (Agif e AFP)
Se os europeus valorizavam pouco o torneio em sua versão anterior, nos últimos anos, desde que a Fifa abraçou a competição, os clubes do continente passaram a dar importância à taça
Além de definir o título de campeão mundial de clubes, o duelo entre Santos e Barcelona no domingo, às 8h30 (horário de Brasília), em Yokohama, decidirá qual é o continente mais vencedor na competição intercontinental. Somados os Mundiais realizados em duas partidas (nos anos 1960 e 1970), os torneios de jogo único (nos anos 1980 e 1990) e o formato que recebeu a chancela da Fifa (na década de 2000, com uma interrupção de alguns anos), os sul-americanos e europeus têm 25 títulos cada. Se o Santos vencer, será um dos tricampeões, ao lado de Peñarol, Nacional, Real Madrid, Boca Juniors, São Paulo e Internazionale. O Barcelona busca o bicampeonato (venceu em 2009).
Versão atual do torneio, o Mundial de Clubes da Fifa junta os melhores times de futebol de seis confederações, além de uma equipe do país sede. Entre os times da América do Sul, apenas os brasileiros foram campeões, enquanto a Europa já venceu com espanhóis, ingleses e italianos. A primeira edição neste formato foi realizada em 2000, no Brasil, quando o Corinthians ficou com o título depois de vencer o Vasco nos pênaltis. O torneio voltou a ser organizado em 2005, e de lá para cá outros dois time brasileiros foram campeões – São Paulo e Internacional –, mas a hegemonia brasileira durou pouco tempo: os europeus conquistaram as quatro últimas edições e viraram o placar de títulos para 4 a 3.

         EUROPA     América do SUL
Títulos
25
25
Clubes campeões
13
15
Países com títulos
7
4
Títulos da Fifa
4
3
Depois do título do Corinthians, em 2000, o próximo campeão foi o São Paulo, em 2005 – a Fifa passou alguns anos sem organizar a competição. O time treinado por Paulo Autuori venceu o Liverpool com um gol do volante Mineiro, após um belo passe do atacante Aloísio. Na edição seguinte, o Internacional chegou desacreditado, mas superou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Deco com um gol de Adriano Gabiru – Abel Braga era o técnico da equipe brasileira. Se os europeus valorizavam pouco o torneio em sua versão anterior, nos últimos anos, desde que a Fifa abraçou a competição, os clubes do continente passaram a dar importância à taça (ainda que prefiram a Liga dos Campeões).
 
A primeira vitória europeia num Mundial da Fifa foi em 2007, quando o Milan, com Kaká como destaque, venceu o Boca Juniors por 4 a 2. As equipes sul-americanas conseguiram chegar às finais nos dois anos consecutivos, mas sem sucesso. Em 2008, o Manchester United (Inglaterra) venceu a LDU (Equador) por 1 a 0 e ficou com o título. No ano seguinte, em 2009, o Barcelona (Espanha) venceu o Estudiantes (Argentina) por 2 a 1 na prorrogação. Em 2010, o Internacional perdeu para o Mazembe (Congo) na primeira fase e foi eliminado antes da final - a Inter de Milão levantou o troféu, fazendo a Europa superar a América do Sul em número de títulos com a chancela oficial da Fifa.
 
Leia também: