quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Roupa suja...

Para Mário Couto roupa suja se lava...na Tribuna do Senado! Vem mais por aí! Será o fim do "Condomínio Pará"?

O que era para ser o primeiro dia de trabalho de Jader no Senado Federal, acabou tornando-se mais um round no embate que já abalou as estruturas do frágil "Condomínio Pará", aquele construído por Simão Jatene sobre áreas, digamos, "alagáveis" da política paraense.
É chatissima a auto referência, mas é inevitável afirmar: Orgulho-me do que escrevi! Disse há tempos que era visível o entrechoque das duas corporações de mídia do Parazinho. A questão era saber por quanto tempo os clãs Maiorana e Barbalho aguentariam ficar ao abrigo da tal "União Pelo Pará". E por quanto tempo PMDB e PSDB, nesta aliança feita nas coxas, andariam lado-a-lado, qual parelha de boi. A resposta aí está! 
Bastou passar o plebiscito sobre a criação de Carajás e Tapajós (assunto que unificou a elite belenense) e aproximar-se as eleições municipais para a canoa de Jatene começar a fazer água. O PMDB e o grupo Diário do Pará (que reúne rádios, jornal, TV e internet), têm seus próprios projetos e estão deixando claro que estão dispostos a tudo para viabilizá-los.
Já tive oportunidade de externar minha opinião aqui no blog sobre esse assunto. Basta que procurem e acharão. Reitero apenas que esta briga tem como pano de fundo a disputa por Belém (cobiçada pelos tucanos e nunca alcançada); a disputa por Ananindeua (segunda maior cidade do Parazinho e controlada pelo 1º Filho e Herdeiro Presuntivo, Helder Barbalho) e a disputa pelo Governo do Estado do Parazinho em 2014.
O candidato tucano em Belém é Zenaldo"2,5%"Coutinho, sujeito mais difícil de decolar que um tuiuiú; Priante do PMDB e primo do "Sobrancelhudo-Mor", está melhor avaliado.
Já em Ananindeua, o tucano Pioneiro aparece como favorito contra Chicão do PMDB, atual secretário de estado de Obras, que também não decola.
Permeando isso tudo está a disputa pelo Governo em 14. Jader sonha com Helder governador e o diabo é quem duvida que isso não seja possível! O projeto fica ao alcance da mão dos Barbalho com Jader no Senado, ao mesmo tempo em que manteria Ananindeua, com Chicão; e disputaria em Belém com Priante. Jader calcula que as regiões de Tapajós e Carajás estão perdidas para os tucanos, especialmente se em 14 os nomes forem Jatene ou Zenaldo. Enquanto isso, avalia que Helder saiu-se bem em suas andanças pelas duas regiões durante o plebiscito, evitando comprometer-se e não se expondo demasiado na defesa do Parazinho. O 1º Filho não seria assim tão rejeitado pelo eleitorado das duas regiões.
Mas, para isso é preciso descolar da sombra de Jatene e dos tucanos em geral. E é isso que está em curso.
Acredito que a peroração de Couto, hoje, no Senado, é fruto da ausência de diálogo entre os caciques. Jatene e Jader ainda não aplainaram as diferenças. Aparentemente, depois das ameaças de Couto, o caminho do acordo ficou mais complicado e a casa pode cair.
Interessante notar que para atingir a esses objetivos vale desnudar um esquema que tem toda aparência de consuetudinário na Assembleia Legislativa do Pará desde tempos imemoriais. Ou ameaçar lavar a roupa suja no Plenário do Senado Federal como ensaiou fazer hoje (7) o senador Mário Couto.
Couto iniciou o que chamou de "minissérie" contando a vida de Jader. O tucano quer mostrar desde a origem do patrimônio de Jader, passando pelos diversos processos e a prisão do peemedebista.  Mário Couto chegou a dizer que o Senado "está conspurcado" com a presença de Jader.
O tucano chegou a falar das acusações das quais é alvo. O Ministério Público o acusa de desvio de recursos na época em que presidiu a Assembleia Legislativa paraense, entre 2003 e 2007. Admitiu ter "pecado" por omissão por não ter verificado as assinaturas falsificadas em processos. Mas investiu contra quem deu vazão as suas traquinagens. 
O Diário do Pará, jornal cujo diretor-presidente é Jader Barbalho Filho, é o único a acompanhar as malfeitorias dos ex-presidentes Mário Couto e Domingos Juvenil, além do tucano Manoel Pioneiro, atual presidente da Alepa. 
"Todos os paraenses sabem qual foi a sua formação. Todos os paraenses têm conhecimento da sua formação, da sua origem", gritou Couto do púlpito do Senado.
- Essa minissérie vai ter outros personagens. Ele (Jader) vai aparecer algemado nessa minissérie. O meu braço não tem marca de algemas - atacou Mário Couto, dizendo que não tem medo de Jader. "Se querem briga, vamos para a briga, vamos para o pau! Cada um sabe como fede! Pode vir quente que eu estou fervendo!", disse o "Catão de Soure".
Ao ser perguntado se responderia, Jader respondeu com uma gargalhada, deus as costas e deixou o plenário para não assistir o discurso do tucano.
- Estou aqui para reaprender - disse Jader, rindo e deixando o plenário.
Continuando sua "catilinária", Mário Couto gritou: "Diga-me, Nação brasileira, como pode? Aqueles que fizeram exatamente o mesmo caminho que eu, como podem ter televisão, jornais, rádios, fazendas? Como pode, Brasil? Político que só militou na política que vira rico de uma hora para outra é ladrão! Não adianta querer explicar o patrimônio! Não adianta querer explicar o patrimônio, que não explica nunca!"
O senador paraense lamentou que Jader tivesse deixado o plenário para não ouvir seu discurso.
- O porco sabe o pau que se esfrega...
Dito tudo isso, fico a matutar quem é mais importante para garantir a "governabilidade" do Parazinho de Jatene: O PSDB e seus gatos pingados ou o PMDB. Dentro de pouco tempo o Califa de Belém será obrigado a decidir...