Fazia tempo que o Google tentava engatar uma rede social, mas não dava certo. O Orkut acabou sendo popular de verdade só no Brasil e na Índia, o Buzz se mostrou inútil ao lado do Twitter, e o Wave virou fumaça antes mesmo de alguém entender do que se tratava. Com o lançamento do Google +, o jogo muda. Passa a existir uma real alternativa ao Facebook, com potencial para causar uma debandada da rede do Mark Zuckerberg. Primeiro porque toda rede social se torna enjoativa depois de um tempo, e porque tudo o que se torna popular demais afasta a base de usuários original. Mas o Google + é forte também por se encaixar direitinho no modelo tudo-em-um do Google, em que os usuários têm soluções quase sempre grátis para quase tudo: email, ferramentas de escritório, calendário, armazenamento de fotos, leitor de feed, aplicativos, joguinhos e por aí vai. Uma rede social associada à mesma conta de todos esses outros serviços poderia ser o que faltava para muita gente simplesmente não sentir mais necessidade de estar no Facebook. Ainda falta muito para o Google + atingir os 750 milhões de usuários do concorrente. É uma guerra ainda no início, mas é uma guerra. E são esses early-adopters que irão definir para que lado ela vai. Qual é o seu palpite?
Blog. Recebi do Google